Página principal

De Soberania Digital
Revisão de 16h00min de 25 de julho de 2025 por 192.168.1.81 (discussão)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Bem vinde no Wiki da Soberania Digital!

Este wiki é um ambiente comunitário e colaborativo, disponibilizado pela Rede Mocambos para que a Rede pela Soberania Digital possa organizar e orquestrar conhecimentos e iniciativas para elaboração de um Plano Nacional de Soberania Digital, organizando agentes, organizações, iniciativas e atividades de curto, médio e longo prazo para que territórios, governos e forças políticas nacionais possam orientar suas estratégias.

Rede pela Soberania Digital

A Rede pela Soberania Digital é uma articulação formada por organizações da sociedade civil, pesquisadores, movimentos sociais, sindicatos e ativistas que atuam em defesa da soberania digital no Brasil. Seu principal objetivo é promover um modelo de governança digital que respeite os direitos humanos, a democracia, a soberania nacional e a autonomia tecnológica do país, frente à crescente dependência de plataformas e tecnologias controladas por grandes corporações estrangeiras.

Principais pautas da Rede:

  • Defesa da infraestrutura pública de dados e tecnologia, como o uso de softwares livres, servidores nacionais e centros de dados públicos.
  • Enfrentamento à concentração de poder das big techs, buscando limitar a influência dessas empresas sobre a vida pública, a economia e a política.
  • Promoção de políticas públicas para a autonomia digital, incluindo valorização de territórios e investimentos em ciência, tecnologia, inovação e formação de profissionais.
  • Garantia de direitos digitais, como privacidade, proteção de dados pessoais, liberdade de expressão e acesso universal à internet.
  • Valorização das empresas públicas de TI, como Celepar, Dataprev e Serpro, como pilares estratégicos para a soberania digital do Estado brasileiro.

A Rede pela Soberania Digital realizou nos dias 8 e 9 de julho de 2025 em Brasília o Encontro Nacional Soberania Já!. Trata-se de uma articulação inédita, que reuniu movimentos sociais, coletivos digitais, lideranças comunitárias, sindicais, parlamentares, pesquisadoras, artistas, universidades e representantes de todas as regiões do país. Um encontro que simbolizou a confluência de diversas lutas e saberes em torno de uma pauta comum, no qual consolidamos os primeiros passos da Rede Nacional pela Soberania Digital.

A Rede pela Soberania Digital produziu uma Carta ao Presidente Lula em 23 de julho de 2025. A Rede pela Soberania Digital pede uma audiência com o presidente Lula para criação de políticas digitais e construir o Plano Nacional de Soberania Digital . Nela a rede exige reconhecimento da realidade que a soberania digital está sendo desmontada e disfarçada de inovação e convoca sociedade organizada, universidades e comunidades para construir um futuro verdadeiramente soberano.

Precisa de ajuda?

Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki.

Começando


Se ainda assim tiver dúvidas, peça ajuda no nosso grupo t.me/SoberaniaDigitalBR